top of page

Vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela UFRJ deve iniciar testes em humanos em novembro

A UFRJvac, vacina que está sendo desenvolvida pela UFRJ contra a COVID-19, pretende já neste segundo semestre de 2021 iniciar os testes em humanos. É prevista a participação de mil voluntários, entre homens e mulheres acima dos 18 anos, já vacinados há pelo menos 12 semanas e que não tiveram a doença.

Segundo a coordenadora da pesquisa e professora da Universidade, Leda Castilho, já foram submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mais de 150 páginas contendo dados da produção e do controle de qualidade da vacina e, até outubro, outras submissões à Agência serão feitas com dados pré-clínicos e discussão dos resultados.

‘’Ainda estamos numa fase inicial, relatando resultados que mostram que o imunizante induz, de forma intensa, a produção de anticorpos em animais. Quando estiver completo, a Anvisa pode tomar a decisão. Esperamos fazer testes em humanos em novembro’’, diz Castilho.

Ao invés de injetar um RNA mensageiro que codifica a proteína S do coronavírus ou um vetor viral que contenha em seu genoma um gene capaz de codificar a proteína S, a UFRJvac já conterá a proteína pronta. Essa proteína produzida e purificada na UFRJ já é utilizada, por exemplo, na fabricação de testes sorológicos mais baratos.


Boletim Recente
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Boletins Anteriores
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page