top of page

Área de concentração

Assistência Farmacêutica e Farmacoepidemiologia

 

A Assistência Farmacêutica, como campo conceitual e de prática, é definida como grupo de atividades que possuem relação com o medicamento e cuja finalidade é, diante das demandas de usuários, pacientes e comunidades, apoiar as ações de saúde a eles direcionadas. Tem vocação multiprofissional, atuando e interagindo em diversos pontos da assistência à saúde. Como áreas temáticas subjacentes e/ou adjacentes à AF no âmbito da Saúde Coletiva, encontram-se a avaliação de serviços, programas e sistemas de saúde; a avaliação de tecnologias em saúde; a farmacoepidemiologia, análise de aspectos relativos à utilização de medicamentos e os seus fatores associados, incluindo estudos de utilização de medicamentos e farmacovigilância; a avaliação econômica de medicamentos; a farmácia hospitalar; a gestão da assistência farmacêutica; a vigilância sanitária de medicamentos e serviços; o uso racional e as políticas de medicamentos.

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Linhas de pesquisa

Farmacoepidemiologia: Estudos de Utilização de Medicamentos e Farmacovigilância

 

Objetivo: Desenvolver estudos quantitativos sobre os padrões de uso e os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos, visando contribuir para a tomada de decisão em saúde nos âmbitos regulatório e assistencial. Propor metodologias de análise e integração de informações oriundas de bancos de notificações de eventos adversos, de informações em assistência farmacêutica,  de registros de morbidade, de mortalidade e de assistência à saúde.

Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica

 

Objetivo: Desenho, condução e análise de estudos translacionais relacionados aos serviços farmacêuticos (conciliação medicamentosa, dispensação de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico, revisão da farmacoterapia, monitoramento da adesão e segurança de medicamentos, monitorização plasmática de medicamentos),  junto à equipe multidisciplinar em diversos níveis de atenção, visando a incorporação de processos e medicamentos seguros no cuidado em saúde.

Avaliação de Políticas, Programas e Serviços de Saúde

 

Objetivo: Esta linha de pesquisa envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas e tem como objetivo principal a produção de conhecimento que contribua para a melhora da efetividade, eficiência e qualidade de políticas, sistemas, programas, serviços e tecnologias em saúde. O desafio consiste em dar conta da complexidade que permeia e media as ações e intervenções no campo da saúde, assim como o alcance dos resultados. As investigações desta linha compreendem as etapas de definição e priorização de problemas, das intervenções e estratégias de abordagem escolhidas, seus determinantes, os recursos envolvidos, os resultados alcançados, esperados e não esperados, bem com a influência do contexto nos rumos de todo o processo, que inclui a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas e serviços de saúde.

bottom of page