Uso emergencial do Molnupiravir é aprovado no Reino Unido
- Observium UFRJ
- 11 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
No início do mês de outubro, a farmacêutica Merck, Sharp & Dohme (MSD) apresentou os resultados de um ensaio clínico de fase 3, cujo principal objetivo era verificar a eficácia do antiviral Molnupiravir no tratamento da Covid-19.
762 voluntários, que apresentavam quadros leves ou moderados da
Covid-19 e não haviam sido hospitalizados, participaram do estudo. Destes, 385 foram
tratados com o medicamento, enquanto os demais 377 participantes da pesquisa receberam o placebo. De acordo com a pesquisa, o uso do Molnupiravir reduziu em 48% o risco de hospitalização pela Covid-19. Dos pacientes tratados com o medicamento, 28 tiveram o quadro da doença agravado e precisaram de hospitalização (taxa de internação = 7,3%). Nesse grupo, não se registraram óbitos em decorrência da doença. Em contrapartida, entre os voluntários que receberam o placebo, 53 foram internados (taxa de internação = 14,1%) e 8 morreram acometidos pela doença.
Após a divulgação dos resultados do estudo, a MSD solicitou autorização de uso emergencial do Molnupiravir à algumas agências reguladoras. O Reino Unido, no dia 04 de novembro, foi o primeiro país a aprovar o uso do medicamento para pacientes com ao menos um fator de risco.
No Brasil, a Fiocruz está em diálogo avançado com a MSD para definir a melhor forma de acesso à população brasileira e um modelo de cooperação técnica.
MAS ATENÇÃO!
Apesar do antiviral ter apresentado resultados promissores, ele não substitui a vacinação contra a Covid-19, que continua sendo a melhor e principal forma de prevenção da doença.
Fonte:
Efficacy and Safety of Molnupiravir (MK-4482) in Non-Hospitalized Adult Participants With COVID-19 (MK-4482-002). Disponível em: https://bit.ly/3n30vv0
E. Mahase. Covid-19: molnupiravir reduces risk of hospital admission or death by 50% in patients at risk, MSD reports. BMJ, 375, p. n2422.
Merck and Ridgeback's investigational oral antiviral molnupiravir reduced the risk of hospitalization or death by approximately 50 percent compared to placebo for patients with mild or moderate covid-19 in positive interim analysis of phase 3 study. Disponível em: https://bit.ly/3olotRB
https://bit.ly/3D2VGHD
https://bit.ly/3ohUdqU

Comments