Perguntas e respostas sobre a vacinação contra a gripe
Foi divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro o calendário da campanha de vacinação contra a gripe. Confira na imagem publicada o calendário do município. Outros municípios podem ter datas ligeiramente diferentes.
Além disso, reunimos uma série de perguntas e respostas a fim de sanar possíveis dúvidas. Tem alguma outra pergunta? Deixe nos comentários!
-Tenho que tomar a vacina contra a COVID-19 e a vacina contra a gripe. Qual deve ser a primeira?
Segundo o Informe Técnico do Ministério da Saúde referente à 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a administração da vacina contra a COVID-19 deve ser priorizada e, posteriormente, respeitando o intervalo entre uma e outra, imunizar contra a gripe.
-Qual o intervalo entre a vacina contra a gripe e a vacina contra a COVID-19?
O intervalo mínimo é de 14 dias.
-Há contraindicação para a vacina contra a gripe?
Sim. É contraindicada para menores de 6 meses de idade e indivíduos com histórico de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos) a esta vacina.
-É apenas uma dose?
Depende. O esquema de duas doses deve ser considerado para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos que serão vacinadas pela primeira vez, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. As que receberam ao menos uma dose anteriormente, devem receber uma dose neste ano.
-Tenho alergia a ovo. O que fazer?
Caso a ingestão de ovo ocasione urticária, é recomendada a administração da vacina, sem a necessidade de cuidados especiais. Caso a ingestão de ovo ocasione anafilaxia, a vacina pode ser administrada, necessitando estar em um ambiente capaz de tratar manifestações alérgicas graves, como em atendimentos de urgência e emergência. Nesta situação, recomenda-se supervisão médica no momento da aplicação da vacina.
Fonte:
Comments