Perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19
É possível contrair a Covid-19 através da vacinação?
Não. Nenhuma vacina contra a Covid-19 aplicada no Brasil contém vírus vivos.
A vacina pode não gerar proteção?
Sim. Não há vacina 100% eficaz, portanto, determinadas pessoas podem não ter proteção contra o vírus, mesmo tendo sido vacinadas. Com isso, elas podem contrair a doença, mesmo tendo recebido a vacina.
Embora isso possa ocorrer, não há razão para não se vacinar. A CoronaVac, por exemplo, possui 50,4% de eficácia global, segundo o estudo clínico ocorrido no Brasil. Ou seja, metade dos vacinados não adoeceram; e o mais importante:
-> Proteção de 78% em casos leves, em que o indivíduo pode necessitar de assistência médica, mas sem necessidade de hospitalização;
-> Proteção de 100% em casos moderados e graves que necessitariam de hospitalização/UTI.
A vacina é segura?
Sim. Não foram registrados eventos adversos graves à CoronaVac.
Antes de serem fabricadas, as vacinas são submetidas a testes, estudos e controles rigorosos.
Por que todos devem se vacinar?
Pois a vacinação em massa pode bloquear a cadeia de infecção na população. A partir do momento em que uma porcentagem de indivíduos suficiente é imunizada, ela protege aqueles que não podem ser imunizados de serem infectados.
Isso não se deve ao fato de que o coronavírus, ou qualquer outro agente patogênico, tenha diminuído a sua capacidade de infectar, mas que a possibilidade de uma pessoa transmitir para outra é diminuída a partir do momento em que se tem essa imunidade coletiva, ou imunidade de rebanho.
Fonte:
Comments