top of page

OMS recomenda dois novos medicamentos para tratamento de pacientes com COVID-19

No dia 13 de Janeiro de 2022, chegou ao Brasil a notícia de que a OMS acabara de recomendar dois novos medicamentos para o tratamento de pacientes com COVID-19. Trata-se do Baricitinibe e do Sotrovimabe. O primeiro deles é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese, nos processos inflamatórios e na função imunológica. Já o Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal que "imita" a capacidade do sistema imunológico de combater o coronavírus SARS-CoV-2, atuando contra a proteína spike dele. O medicamento, em suma, foi projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.


O anticorpo monoclonal é indicado para o tratamento de pacientes maiores de 12 anos, com o quadro moderado da COVID-19, mas que apresentam alto risco de hospitalização pela doença, não sendo ele recomendado para uso em indivíduos hospitalizados, que necessitem de oxigenoterapia ou que precisem de aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal. Esse medicamento deve ser administrado em uma dose única de 500 mg, por infusão intravenosa e sua venda é vedada em farmácias ou drogarias. De acordo com estudos conduzidos pelas empresas de biotecnologia GlaxoSmithKline (GSK) e Vir Biotechnology, o Sotrovimabe é capaz de reduzir em 85% o risco de hospitalização ou morte em pacientes ambulatoriais adultos do grupo em foco.


Por outro lado, o Baricitinibe é “fortemente recomendado”, de acordo com a OMS, para pacientes com casos de Covid-19 graves ou críticos, já hospitalizados, que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva, em combinação com corticosteróides.


Vale ressaltar que, desde setembro de 2021, ambos os medicamentos já tiveram indicação aprovada pela ANVISA para o tratamento da COVID-19, tendo eles já adquirido, também, registro para uso no Brasil. O Baricitinibe , inclusive, já é utilizado comumente para o tratamento de artrite reumatóide, condição clínica caracterizada pela inflamação crônica de articulações.


Fontes:


[1] - https://www.who.int/news/item/14-01-2022-who-recommends-two-new-drugs-to-treat-covid-19

[2] -https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/patentes/tecnologias-para-covid-19Medicamentos/

[3] - https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus/medicamentos/sotrovimabe

[4]- https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-indicacao-de-baricitinibe-para-covid-19

[5] - https://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa2031994

[6] - https://www.gsk.com/en-gb/media/press-releases/gsk-and-vir-biotechnology-announce-sotrovimab-vir-7831-receives-emergency-use-authorization-from-the-us-fda/



Boletim Recente
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Boletins Anteriores
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page