Nota técnica da Fiocruz aponta agravamento da Covid-19 no Brasil
- Observium UFRJ
- 4 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2021

Nota Técnica Extraordinária do Observatório Covid-19 Fiocruz, publicada no último dia 02 de março, aponta que a situação em todo o país é de índices alarmantes, tais quais: crescimento do número de casos e de óbitos, alta incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), alta positividade de testes e a sobrecarga de hospitais. No mesmo dia da publicação, até então, foi registrado no Brasil o maior número de mortes por COVID-19 em um dia: 1.726 óbitos.
A nota aponta a ocorrência de óbitos em que o indivíduo sequer teve seu direito à saúde assegurado, conforme previsto na Constituição Federal. Para os autores, a fim de garantir a adoção de medidas mais efetivas envolvendo o sistema de saúde, é urgente a viabilização de recursos extraordinários para o SUS, fortalecimento da vigilância em saúde, ampliação da capacidade de assistência de saúde – incluindo proteção, capacitação e valorização dos profissionais de saúde –, bem como acelerar a vacinação da população.
Segundo a nota, sempre que a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 estiver acima de 80% e existir uma tendência de elevação no número de casos e óbitos, é necessário um esforço nacional – do Estado, de empresas e da sociedade civil – para mitigar os efeitos da pandemia, incluindo medidas mais rigorosas de restrição da circulação de indivíduos e das atividades não essenciais. Também é preciso lidar com os impactos sociais da pandemia a partir de medidas econômicas como o retorno do auxílio emergencial.
Fontes:
Commentaires