top of page

Medicamentos para o tratamento da Covid-19 são incorporados ao SUS

Foi publicado, no Diário Oficial da União, a incorporação de um novo medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), composto pelos antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir. Trata-se do Paxlovid, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) para o tratamento de casos leves a moderados da COVID-19 em pacientes de alto risco de evolução para quadros graves.


O medicamento atua diminuindo a proliferação do vírus e tem como principal objetivo reduzir o número de casos graves da doença, bem como as complicações e principalmente o número de mortes. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o uso do Paxlovid será restrito a pacientes com idades iguais ou superiores a 65 anos e adultos imunocomprometidos. Ainda segundo o MS, o tratamento só poderá ser utilizado em caso de teste positivo para Covid-19 e em até cinco dias após início dos sintomas.


Em abril foi incorporado o primeiro medicamento indicado para o tratamento da Covid-19 ao SUS, o baracitinibe, que atua sobre o sistema imune e auxilia no processo de recuperação de quadros inflamatório. Não só o mecanismo de atuação como a indicação do paxlovid e do baracitinibe são diferentes. O baracitinibe é recomendado para o tratamento de casos graves da Covid-19 em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal.

Embora importante, a incorporação dos medicamentos ao SUS não diminui a importância da vacinação contra a Covid-19, que continua sendo a principal estratégia no combate à doença.






Comentários


Boletim Recente
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Boletins Anteriores
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page