Estudo aponta alta incidência de Lesão Renal Aguda em pacientes com COVID-19
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram os resultados de um estudo realizado na instituição que identificou uma alta incidência de Lesão Renal Aguda (LRA) – superior a 70% – em indivíduos hospitalizados com COVID-19. Foram reunidos dados de 275 pacientes internados com a doença no Hospital São Paulo (Hospital Universitário da Unifesp) entre março e junho de 2020.
Segundo um dos pesquisadores, o docente Miguel Angelo de Góes Junior: "A LRA foi identificada com elevação dos níveis sanguíneos de creatinina ou redução no volume urinário".
Pacientes que fizeram uso de hidroxicloroquina e azitromicina ou possuíam histórico de hipertensão ou de uso de vasopressores durante a internação apresentaram maior probabilidade de manifestar a lesão renal.
De acordo com o pesquisador Miguel Angelo de Góes Junior, um dos especialistas envolvidos no estudo, “a atenção aos medicamentos deve ser considerada durante a internação hospitalar”.
Neste contexto, é papel do farmacêutico apoiar a equipe multiprofissional de saúde no tratamento do paciente!
Leia mais sobre o estudo em: https://www.unifesp.br/coronavirus-noticias-de-pesquisa/item/5069-pacientes-com-covid-19-apresentam-alta-incidencia-de-lesao-renal-aguda
Opmerkingen