Estados Unidos
- Observium UFRJ
- 23 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.
Glatirâmer: Risco Potencial de Anafilaxia
A agência regulatória dos Estados Unidos (FDA) emitiu um alerta sobre o risco de uma reação alérgica rara, mas grave, chamada anafilaxia, associada ao uso do medicamento acetato de glatirâmero, indicado para o tratamento da esclerose múltipla (EM).
A anafilaxia pode ocorrer a qualquer momento durante o tratamento, desde a primeira dose até meses ou anos depois. Na maioria dos casos relatados, os sintomas apareceram dentro de uma hora após a injeção e, em alguns pacientes, resultaram em hospitalização e óbito. Os sintomas iniciais da anafilaxia podem ser semelhantes a uma reação mais comum e temporária chamada reação imediata pós-injeção. No entanto, a anafilaxia tende a piorar com o tempo e requer tratamento imediato.
A agência recomendou aos pacientes que busquem atendimento médico imediato se apresentarem reações que piorem com o tempo ou não desapareçam rapidamente.
Cetirizina E Levocetirizina: Risco de Coceira Intensa Associada à Interrupção do Uso Prolongado de Medicamentos para Alergia
Foi divulgado pelo Food and Drug Administration (FDA) um alerta acerca do risco de raras, mas intensas, coceiras após a interrupção do uso prolongado de medicamentos para alergia, como a cetirizina ou a levocetirizina. Os pacientes afetados pelo efeito relataram consumo diário dos produtos por pelo menos alguns meses e, mais comumente, por anos.
Esses fármacos são classificados como anti-histamínicos e são destinados ao tratamento de alergias sazonais, alergias perenes e urticária idiopática crônica.
Diante dessa situação, foram recomendadas algumas orientações para consumidores e profissionais da saúde.
As Orientações para pacientes foram: Entrar em contato com seu médico se notar o desenvolvimento de coceira intensa após a descontinuação do uso desses medicamentos; Em caso de interesse no uso, principalmente por mais de alguns meses, discutir os benefícios e riscos com seu médico.
Já as orientações para profissionais da saúde são: Advertir sobre o risco de prurido associado ao consumo de cetirizina ou levocetirizina aos pacientes antes de prescrevê-los; Orientá-los a entrar em contato se sentirem coceira intensa após cessar o tratamento com algum desses medicamentos.
Comments