EMA e ECDC: adaptação de estratégias frente à variante Delta
Agência regulatória de medicamentos Europeia (EMA) e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC)orientaram que países europeus adaptassem suas estratégias de vacinação contra Covid-19 de modo a conter avanço da variante Delta na região.
Sendo a vacinação uma das melhores estratégias para conter o avanço da Covid-19, e o fato de evidências preliminares sugerirem que duas doses das vacinas que tem esse esquema vacinal sejam necessárias para oferecer proteção adequada contra a variante Delta, os países europeus foram orientados a adaptar suas estratégias de vacinação, de modo que a população seja vacinada com as duas doses o mais rápido possível.
Entre as estratégias sugeridas pela EMA e ECDC estão a antecipação da segunda dose da vacina, de acordo com a disponibilidade, ou até a vacinação heteróloga, com vacinas diferentes, uma vez que alguns estudos indicam ser essa uma estratégia segura que poderia acelerar a vacinação em alguns países.
Além da vacinação as instituições reforçaram a necessidade de manter o uso de máscaras e o distanciamento social.
A variante Delta já foi identificada no Brasil e já houve especulação no país sobre alterações nas estratégias de vacinação.
Comments