Brasil fica de fora de acordo que facilita a aquisição de antiviral da Pfizer contra Covid-19
A indústria farmacêutica Pfizer assinou um acordo com a organização internacional Medicines Patent Poll através do qual garante a 95 países de renda média e baixa no mundo a possibilidade de comprar versões genéricas do antiviral produzido pela indústria contra Covid-19, o paxlovid. O Brasil não está incluído no acordo e teria que comprar a versão referência do medicamento, a um custo mais elevado.
Segundo a comunicação para a imprensa realizada pela Pfizer dos resultados do estudo de fase 2/3 do medicamento, o paxlovid reduziu em 89% o risco de internação e morte pela covid-19 no grupo estudado. O antiviral seria um inibidor de protease SARS-CoV-2-3CL.
Especialistas em saúde pública criticam o acordo, por dificultar o acesso ao medicamento a países como o Brasil, em que uma parcela elevada da população depende do sistema Único de Saúde(SUS). Para os pesquisadores do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), esses termos do acordo poderiam agravar a situação brasileira no acesso a medicamentos que combatem a Covid-19, uma vez que ao garantir o controle de estoques e preços no país, a tendência é de que o medicamento não fique disponível no SUS e seja acessível apenas para quem puder pagar altos preços na rede privada.
“Os especialistas propõem o uso da Lei 14.200/2021, a Lei das Licenças, que trata da quebra de patentes, cuja discussão dos vetos aplicados por Jair Bolsonaro ainda ocorre no Congresso Nacional(2).”
Fonte: 1- https://medicinespatentpool.org/.../pfizer-and-the... 2- https://www.cartacapital.com.br/.../especialistas.../. 3- https://www.pfizer.com/.../pfizers-novel-covid-19-oral...
Comments