top of page

Brasil fica de fora de acordo que facilita a aquisição de antiviral da Pfizer contra Covid-19

A indústria farmacêutica Pfizer assinou um acordo com a organização internacional Medicines Patent Poll através do qual garante a 95 países de renda média e baixa no mundo a possibilidade de comprar versões genéricas do antiviral produzido pela indústria contra Covid-19, o paxlovid. O Brasil não está incluído no acordo e teria que comprar a versão referência do medicamento, a um custo mais elevado.


Segundo a comunicação para a imprensa realizada pela Pfizer dos resultados do estudo de fase 2/3 do medicamento, o paxlovid reduziu em 89% o risco de internação e morte pela covid-19 no grupo estudado. O antiviral seria um inibidor de protease SARS-CoV-2-3CL.


Especialistas em saúde pública criticam o acordo, por dificultar o acesso ao medicamento a países como o Brasil, em que uma parcela elevada da população depende do sistema Único de Saúde(SUS). Para os pesquisadores do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI), esses termos do acordo poderiam agravar a situação brasileira no acesso a medicamentos que combatem a Covid-19, uma vez que ao garantir o controle de estoques e preços no país, a tendência é de que o medicamento não fique disponível no SUS e seja acessível apenas para quem puder pagar altos preços na rede privada.


“Os especialistas propõem o uso da Lei 14.200/2021, a Lei das Licenças, que trata da quebra de patentes, cuja discussão dos vetos aplicados por Jair Bolsonaro ainda ocorre no Congresso Nacional(2).”




Boletim Recente
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Boletins Anteriores
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page