Aumento do uso de antibióticos em unidade de terapia intensiva durante a pandemia de coronavírus
Foi publicado no periódico científico Frontiers in Pharmacology o artigo intitulado “Aumento Do Uso De Antibióticos Em Unidade De Terapia Intensiva Durante A Pandemia Por Coronavírus (Covid-19) Em Hospital Brasuileiro” (Increased Use of Antibiotics in the Intensive Care Unit During Coronavirus Disease (COVID-19) Pandemic in a Brazilian Hospital).
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Faculdade de Farmácia e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e da Universidade de Massachusetts (UMass).
Considerando que a resistência bacteriana aos antibióticos é um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados na atualidade, a pesquisa objetivou analisar o consumo de antibióticos em unidades de tratamento intensivos (UTIs), de modo a identificar tendências de uso dos antibióticos, bem como os isolados microbiológicos durante a pandemia de COVID-19.
Para ler o artigo completo, acesse: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphar.2021.778386/full
Referência: RAMOS OLIVEIRA SILVA, Alice; RIBEIRO SALGADO, Diamantino; NAGEM LOPES, Luis Phillipe; CASTANHEIRA, Débora; MARTINS EMMERICK, Isabel Cristina; COSTA LIMA, Elisangela. Increased Use of Antibiotics in the Intensive Care Unit During Coronavirus Disease (COVID-19) Pandemic in a Brazilian Hospital. Frontiers in Pharmacology, v. 12, 10 dez. 2021. doi:10.3389/fphar.2021.778386.
Comments