top of page

Nebulizador convencional x ultrassônico: qual escolher?


O nebulizador é um aparelho que utiliza um método de administração de algum tipo de medicamento sob a forma de vapor, que então é inalada para os pulmões e é de grande importância para o tratamento de diversas doenças do trato respiratório, entre elas: asma, bronquite, alergias, entre outras enfermidades, devido a sua eficácia e conforto.

O uso desses aparelhos é muito frequente em pediatria, e estão disponíveis no mercado dois tipos de nebulizador:

Convencional, que emite um ruído elevado, mas tem a vantagem de possibilitar a administração de todos as classes de medicamentos; Ultrassônico, que tem como benefício não emitir ruídos que causam incômodos durante a sua utilização, além de permitir a inalação em qualquer posição, porém possui restrição quanto aos tipos de medicamentos utilizados. Não é recomendada a administração de corticóides (Ex: Clenil A® , Pulmicort ® entre outros) por esse tipo de nebulizador.

Segundo informado pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP), a restrição acontece em todos os nebulizadores ultrassônicos, independente da marca. O dipropionato de beclometasona (Clenil A®), por exemplo, tem sua eficácia comprometida porque a névoa formada pelo nebulizador ultrassônico agrega as partículas do fármaco em um tamanho maior do que o necessário, logo, essas partículas não são corretamente absorvidas durante a inalação, prejudicando a eficácia do tratamento. Ao contrário dos nebulizadores convencionais em que as partículas ficam com o seu tamanho menor, sendo absorvidas e assim ocasionando uma resposta terapêutica maior.

Exemplos de Corticoides inalatórios muito utilizados no tratamento de doenças do trato respiratório são: Budesonida (Busonid, Pulmicort), Fluticasona e Beclometasona (Clenil A).

A respeito dos broncodilatadores, estes são também muito utilizados em nebulizadores, e não há restrições de aparelhos para o seu uso. Os mais utilizados desta classe são: Brometo de Ipratrópio (Atrovent ®), Bromidrato de Fenoterol (Berotec ®), Sulfato de Salbutamol (Aerolin ®) e Salmeterol (Serevent ®).

Você sabe qual é o seu nebulizador? Veja aqui algumas dicas.

Convencional: Tem entrada de ar, é necessário manter a cabeça erguida durante o uso, faz um ruído alto, é possível nebulizar através dele soro fisiológico e todas as classes de medicamentos recomendadas para esta via, possui uma névoa mais grossa e o seu tempo de inalação é mais longo. Ultrassônico: Utilizado apenas para nebulização com soro e broncodilatadores, possui um maior custo em relação ao convencional, sua névoa é mais fina, silencioso e o tempo de inalação é menor.

Você conhecia essa informação? Deixe seu relato nos comentários

Referencias:

- http://www.saude.ufpr.br/portal/labsim/wp- content/uploads/sites/23/2016/07/BRONCODILATADORES-E-CORTICOIDES- INALATORIOS.pdf - http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/1998_24_3_8_portugues.pdf

Tags:

Boletim Recente
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Boletins Anteriores
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page